sábado, 6 de maio de 2006

Conferência sobre Políticas e Práticas Penais

Por iniciativa conjunta da Escola de Criminologia e da FDUP, no âmbito do I Ciclo de Conferências em Comemoração dos 10 anos da Faculdade de Direito, terá lugar, no próximo dia 12 de Maio, pelas 15:00 horas, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, a conferência intitulada Políticas e Práticas Penais, que contará com a presença, como palestrantes, do Prof. Pierre Landreville, da Dra. Clara Albino e, como moderador, do Dr. Almeida Costa.

A análise da evolução da criminalidade e das políticas criminais constitui actualmente uma das áreas privilegiadas da investigação criminológica.

A crescente preocupação com a segurança nas sociedades democráticas, as mutações socio-económicas e a consequente interpelação do papel do Estado têm sido alguns dos elementos invocados na interpretação das transformações operadas na produção e na aplicação das normas penais e, em geral, nas políticas de prevenção e de repressão da criminalidade.

A análise comparativa e crítica destas tendências a nível nacional e internacional, e em especial a abordagem das práticas penais e das alternativas à pena de prisão, constitui o objecto central da conferência.