sexta-feira, 12 de maio de 2006

Manifestação de juízes reprimida no Egipto

Milhares de agentes da polícia de intervenção reprimiram ontem, no Cairo, uma manifestação pacífica de apoio a dois juízes reformistas, que deveriam comparecer perante um conselho disciplinar por questionarem a legalidade das eleições legislativas e presidenciais egípcias de 2005.
Grupos de activistas organizaram protestos no centro da capital, mas os manifestantes foram cercados por contingentes policiais que procederam a numerosas detenções. Vários jornalistas também foram interpelados, referiu a Reuters.
Os manifestantes foram impedidos de se aproximar do tribunal onde deveriam depor os dois juízes, recentemente demitidos após denunciarem irregularidades eleitorais.
Hisham Bastawisi e Mahmud Mekki têm-se destacado na campanha pela reforma do sistema eleitoral e judicial, exigida pelo movimento pró-democracia. Desafiaram o regime ao solicitarem um inquérito sobre as eleições caso os responsáveis pelas fraudes não sejam punidos, e defenderam um sistema judicial independente.
Os dois juízes recusaram entrar na sala de audiências após a sua defesa ter sido impedida de estar presente. "Apenas participarei na audiência quando estiverem reunidas as condições para um julgamento justo [...] e quando as forças de segurança libertarem os detidos que vieram solidarizar-se connosco", afirmou à AFP Hisham Bastawisi.
"Por sua vez, Mahmud Mekki considerou que os acontecimentos de ontem "são a prova de que o poder executivo intervém nos assuntos da justiça e não é independente".

No Público de hoje

Convite

José António Barreiros, Autor e «O Mundo em Gavetas», Editores, têm o grato prazer de anunciar a apresentação pública do livro «Nathalie Sergueiew, uma agente dupla em Lisboa» e de convidar os colaboradores deste blog para o evento.



Sobre o livro (capa, sinopse e biografia do autor e info detalhada sobre dias, horas e locais dos lançamentos), ver o blog O Mundo das Sombras

Sobre o Projecto/Editora "O Mundo em Gavetas", ver o blog Incursões