terça-feira, 5 de junho de 2007

Cerimónia de entrega de Cédulas Profissionais aos Novos Advogados

Realizou-se no passado dia 18 de Março, integrada nas comemorações do Dia do Advogado, a Cerimónia de entrega de Cédulas Profissionais aos Novos Advogados.
http://www.oa.pt/cd/Conteudos/Artigos/detalhe_artigo.aspx?sidc=31690&idc=32046&ida=56685


Foi com muita honra que acedi ao distinto convite endereçado pelo Dr. Rui da Silva Leal, Presidente do Conselho Distrital da OA do Porto, para proferir um discurso em representação dos jovens Advogados:
http://www.oa.pt/upl/{a7fc5fa6-4067-4d67-bdb3-46c407451012}.pdf
Alguns extractos do discurso:
"Falo na qualidade de jovem Advogado e o tema que me proponho tratar consiste numa
opinião meramente pessoal sobre a forma como perspectivo quer o estágio de advocacia
quer o futuro da nossa profissão, em particular o da vida de um jovem Advogado
."

"Como sabem, nem sempre é fácil ser-se estagiário: uns porque o Patrono não lhes dá trabalho ou responsabilidades, outros porque o estágio não é remunerado (o que, necessariamente, condiciona a independência económica). (...). A estes problemas acresce o tempo de estágio que limita de forma dramática o acesso ao exercício pleno da profissão. A sua duração global mínima de dois anos contraria o espírito da Declaração de Bolonha que tem como escopo a redução dos períodos de formação com vista a uniformizar o ensino universitário europeu."

"(...) tendo em mente este quadro de evolução, condições como a experiência profissional, o conhecimento das áreas emergentes do Direito, a especialização numa área concreta, e a mobilidade geográfica deverão constituir-se como mais-valias dos jovens Advogados que poderão fazer toda a diferença no mercado de trabalho."

"Independentemente do percurso que cada um terá a partir do dia de hoje, devemos ter presente que no exercício da profissão e fora dela, somos servidores da Justiça e do Direito e, como tal, devemos mostrar-nos dignos da honra e das responsabilidades inerentes à condição de Advogado."