sábado, 1 de dezembro de 2007

"Bicentenário da partida da corte para o Brasil. 27 de Novembro de 1807"

Organizada pelo Arquivo Distrital de Braga, Unidade Cultural da Universidade do Minho, encontra-se patente ao público no átrio da reitoria, no Largo do Paço, Braga, a exposição intitulada "Bicentenário da partida da corte para o Brasil. 27 de Novembro de 1807".
A mostra reúne um conjunto significativo de documentos manuscritos originais pertencentes ao "Arquivo do conde da Barca" existente no A.D.B. e pretende evocar a sucessão vertiginosa de acontecimentos registados entre 1796, ano do envolvimento de Portugal na luta contra o expansionismo francês, e Novembro de 1807, mês em que sucede o acontecimento mais significativo da crise do Antigo Regime português: a partida da corte para o Brasil e a invasão de Portugal pelas tropas francesas comandadas pelo general Jean-Andoche Junot, portadoras dos ideais da Revolução de 1789.
Perante a ameaça francesa, a corte portuguesa embarcou no cais de Belém no dia 27 de Novembro e, dois dias depois, a frota fez-se ao mar rumo ao hemisfério sul. A estratégica decisão do príncipe regente, para além de ter permitido conservar a soberania de Portugal na casa de Bragança, marcou, também, a transferência da estrutura governativa para o Rio de Janeiro, onde permaneceria até 1821.
O Arquivo Distrital de Braga associa-se, assim, às comemorações desta efeméride, símbolo do património histórico luso-brasileiro, que se realizarão dos dois lados do Atlântico.
A Biblioteca Pública de Braga acompanha o Arquivo Distrital fornecendo um conjunto de "proclamações" e de panfletos satíricos coevos que reflectem as primeiras reacções lusas à ocupação francesa.
A mostra estará patente no átrio da reitoria da Universidade do Minho entre os dias 27 de Novembro e 21 de Dezembro, de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17h30m.

Parabéns!

Não pode deixar-se passar em claro a eleição de um membro deste blogue para o Conselho Superior da Ordem dos Advogados.
Com 7144 votos já contados, faltando ainda apurar os de Faro e da Madeira, a lista de José António Barreiros venceu folgada e significativamente as eleições para aquele órgão.
Parabéns, Dr. JAB!