sexta-feira, 2 de maio de 2008

Informação da Sociedade Portuguesa de Criminologia


Seminários
A Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto continua o seu programa de Seminários Abertos.
Entre os próximos dias 19 e 21 de Maio, entre as 16.00h e as 19.00h, decorrerá o Seminário IV leccionado pelo Prof. Doutor Patrice Renaud (Professor Associado na Universidade do Québec em Otawa, Co-director do Laboratório de Ciber-Psicologia da mesma Universidade, Investigador do Centro de Investigação "Institut Philippe-Pinel" de Montréal) e pelo Prof. Doutor Cândido da Agra (Professor Catedrático, Director da Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e Presidente da Sociedade Portuguesa de Criminologia).

SEMINÁRIO IVAvaliação e Tratamento de Delinquentes Sexuais: da anamnese à imersão na realidade virtual
O crime sexual tornou-se nos últimos 20 anos um tópico de crescente interesse científico. Nesse movimento investigatório vieram somar-se aos métodos da criminologia clínica os métodos e técnicas da criminologia experimental. Este seminário, centrado na avaliação e tratamento de agressores sexuais, visa a articulação entre os inovadores estudos de realidade virtual e o método clínico de inspiração fenomenológica.

O prazo de inscrições decorre entre 30 de Abril e 16 de Maio.
Para mais informações, consultar site www.direito.up.pt ou contactar o Gabinete de Relações com o Exterior (Tel. 22 204 16 74/73, Fax. 22 204 16 72, e-mail: ssilva@direito.up.pt).
A propina é de € 60,00 para o público em geral de € 30,00 para estudantes da Universidade do Porto.

Colóquios e Seminários
o CEAS/ISCTE realiza, nos próximos dias 6 e 7 de Maio, um colóquio intitulado Ambiguidades contemporâneas da Segurança: para um olhar de perto.

No dia 9 de Maio, das 14:00 às 17:00, decorrerá na Universidade do Minho (campus de Gualtar) um seminário sobre Culturas policiais hoje. Continuidades e mudanças.
O seminário é direccionado para estudantes de licenciatura e pós-graduação, cientistas sociais, profissionais da polícia, juristas, peritos forenses e criminologistas.
Resulta de uma iniciativa conjunta do Centro de Investigação em Ciências Sociais e Núcleo de Estudos em Antropologia/CRIA, da Universidade do Minho e conta como o apoio da Fundação para a ciência e a Tecnologia. Segue em anexo o respectivo programa.

Formação
A Universidade de Salamanca realiza a XXIII edição de cursos de especialização em Direito, entre os próximos dias 2 e 13 de Junho.
Toda a informação pode ser procurada em http://fundacion.usal.es/postgrado.

Informações criminológicas
o Australian Institute of Criminology publicou recentemente um relatório sobre os custos do crime “Counting the costs of crime in Australia: a 2005 update".
Informações sobre a aquisição do mesmo podem ser encontradas em http://www.aic.gov.au/publications/rpp/91/.

O U.S. Bureau of Justice Statistics publicou recentemente dois relatórios: um sobre HIV nas prisões e outro sobre problemas de saúde dos reclusos. Ambos podem ser procurados em http://www.ojp.usdoj.gov/.