segunda-feira, 13 de agosto de 2012

D. Manuel Martins critica código de trabalho

Bispo Emérito de Setúbal diz que é precisa uma mudança de atitude e adianta que “se calhar temos necessidade de vir para a rua gritar”.

O Bispo Emérito de Setúbal, D. Manuel Martins, aponta a reforma do Código de Trabalho como o reflexo de uma sociedade cada vez mais centrada no dinheiro.
“Nós sabemos que o grande deus desta Europa é realmente o deus dinheiro encarnando isso na Alemanha. Mas é a Alemanha, o sistema bancário, os grandes ricos que movem o mundo. Esse Código do Trabalho é uma imanação perfeita desse deus dinheiro, desse deus capitalista que manda no mundo e que engorda à custa do emagrecimento dos outros”, disse.
O alerta de D. Manuel Martins para o que diz ser a desumanização na Europa e em Portugal que precisa de ser travada com uma mudança de atitude e mais atenção dos “homens de poder”.
“Se calhar temos necessidade de vir para a rua gritar de tal forma que os homens do poder ouçam e adoptem outro modo de estar e de viver”, referiu.
Estas declarações de D. Manuel Martins foram feitas em Terras de Bouro, à margem da eucaristia que presidiu em honra de São Bento da Porta Aberta no ponto alto das festividades em honra do padroeiro da Europa que se prolongam até dia 15.

Citius, Altius, Fortius

Por: Rui Cardoso, Presidente Distrital do Porto do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público

Nem todos os processos são iguais em termos de complexidade e relevância. É por isso que para lidar com os mais difíceis existem, ou devem existir, departamentos e equipas do MP com a devida preparação e meios adequados, aos quais devem ser pedidos resultados à altura.
A justiça alemã, tendo iniciado o seu próprio processo ‘dos submarinos’ depois de Portugal, já condenou dois arguidos e a empresa Ferrostaal ao pagamento de 139 milhões de euros. Por cá, a Directora do DCIAP informou que o inquérito principal dos ‘submarinos’ que pende naquele departamento aguarda o cumprimento de cartas rogatórias e relativamente às quais há"demoras na resposta".
Necessitamos de um MP que tenha energia, mundivisão e arrojo para investigar, acusar e fazer condenar as práticas que assim o imponham, sem distinção; que esteja na linha da frente do combate à criminalidade; que fale de igual para igual com os seus congéneres a nível internacional e com eles saiba concertar e conjugar a sua acção.
Tal como no olimpismo, queremos um MP e uma Justiça que vão mais alto, mais rápido e mais forte!

“Remodelação até ao fim do ano”

COMENTÁRIO
Diário Notícias (segunda-feira, 13 Agosto 2012)
Passos Coelho deverá fazer uma remodelação no Executivo até ao final do ano, marcando o início da segunda fase da governação, defendeu Marcelo Rebelo de Sousa. No programa de comentário semanal na TVI, o antigo líder social-democrata apostou em alterações nos megaministérios da Economia e da Agricultura e ainda ao nível da coordenação política - que hoje cabe a Miguel Relvas. Marcelo disse que a remodelação deverá acontecer antes ou depois do Orçamento do Estado e que ajudará a marcar o início da segunda fase da governação que se prolongará até às eleições europeias, em 2014, e será mais virada para a economia. Sobre o desejo expresso no Facebook pelo Presidente da República de que o BCE compre dívida portuguesa, Marcelo considerou que foi “um tiro certeiro”, mas que teria mais impacto internacional se não fosse defendido pela rede social. O comentador referiu-se ainda à privatização de um canal da RTP que deverá ser o primeiro.
Marcelo apostou que o Governo vai assegurar na próxima semana que o canal público fica com a transmissão de um jogo da Primeira Liga por semana e notou que isso poderá fazer aumentar o valor da RTP 1.