domingo, 20 de janeiro de 2013

Cidadãos que denunciam corrupção “não são bufos”

A Procuradora-Geral Adjunta Cândida Almeida exortou, na noite de sexta-feira, os cidadãos a denunciarem crimes de corrupção, frisando que, ao fazê-lo, “não são bufos”, antes pessoas que lutam pela democracia.
“Não são bufos quando denunciam a corrupção. Estão é a lutar pela democracia que deve imperar na nossa vivência coletiva”, disse Cândida Almeida, em Cantanhede, dirigindo-se à assistência durante um debate promovido pela associação de pais da escola secundária local.
A também diretora do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) frisou que os magistrados, órgãos de polícia criminal e sociedade civil possuem “o direito e o dever” de se unirem “e colaborarem todos com a investigação” de casos de corrupção.
Cândida Almeida disse existirem “várias soluções na lei” que permitem a colaboração “imprescindível” dos cidadãos, sem a qual, alertou, a luta contra a corrupção não será vencida.
“E, portanto, estamos, digamos, numa espiral de criminalidade, de fraude fiscal, de branqueamento [de capitais], de corrupção”, alertou.
A magistrada revelou ainda que a linha para receber denúncias contra a corrupção, criada pela Procuradoria Geral da República (PGR), recebeu mais de 2.000 denúncias desde novembro de 2011.
dn.pt, 19 Janeiro 2013

Sem comentários: