sábado, 26 de janeiro de 2013

Lançamento de livro: "Linguagem, argumentação e decisão judiciária" (coord. Rui do Carmo)


6 de fevereiro de 2013, 18h00, Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto (Campo Mártires da Pátria)           
A obra será apresentada por Belinda Mary Sousa Maia, Professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Pedro Bacelar de Vasconcelos, Professor da Escola de Direito da Universidade do Minho.

Enquadramento

A decisão judiciária consiste na aplicação da lei a uma determinada situação de facto, para resolução de um litígio ou para a afirmação ou promoção de um direito ou de um interesse legítimo, à luz de procedimentos que definem os passos da sua construção e visam garantir a sua lealdade e eficácia, bem como a igualdade e participação dos interessados.

O processo judiciário, no qual se visa apurar a verdade e dar-lhe uma resposta juridicamente fundamentada, integra em si os traços essenciais do método de construção da decisão e é constituído por um conjunto de atos comunicacionais em que a linguagem, o discurso judiciário e a argumentação assumem uma função relevante.

A um sistema de justiça democrático exige-se o apuramento dos factos à luz de regras conhecidas que salvaguardem os direitos, liberdades e garantias fundamentais e uma informada e correta concreta aplicação da lei, mas também que os seus atos sejam compreensíveis para os cidadãos e que as decisões sejam fundamentadas de forma esclarecedora.

Os textos publicados neste livro abordam pontos centrais desta temática: a construção da decisão; a linguagem, o discurso judiciário e os direitos dos cidadãos; as narrativas do direito, a argumentação e a comunicação; o processo de elaboração e a fundamentação da decisão. São o resultado da participação dos seus autores no seminário “Linguagem, Argumentação e Decisão Judiciária”,  realizado em Coimbra nos dias 4 e 5 de Maio de 2012 no âmbito do Programa de Formação Avançada Justiça XXI, promovido conjuntamente pela Associação Sindical dos Juízes Portugueses, Centro de Estudos Sociais/Observatório Permanente da Justiça e Sindicato dos Magistrados do Ministério Público. Autores com origem em diversas áreas do saber e com diferentes experiências profissionais, que partilharam conhecimentos e trouxeram novos contributos para a abordagem desta temática em que se mostra essencial o diálogo interdisciplinar.
Rui do Carmo

Sem comentários: