sábado, 23 de fevereiro de 2013

UM PONTO É TUDO: Diário "de" Notícias Diário "da" República



por FERREIRA FERNANDES

Ontem, o Expresso titulava: "Cavaco deteta erro na lei de limitação de mandatos". O artigo dizia que o texto publicado, em 2005, no Diário da República sobre a lei da limitação de mandatos não corresponde ao que foi aprovado pela Assembleia da República. E citava "fonte de Belém" que dizia que os serviços da Presidência ao "detetarem" o erro - a troca de um "da" por um "de" - "alertaram" a presidente da AR, Assunção Esteves. Ora, há três semanas, a 30 de janeiro de 2013, publiquei, aqui, uma crónica intitulada "O eterno lobby da vírgula." Nela, eu perguntava: "Não conhecem a história do "da" que virou "de"?" E eu contava como, em 2005, a proposta de lei sobre mandatos, desde que foi apresentada pelo Governo, até ao decreto de publicação da AR, passando pelo que foi votado, falava sempre em "presidentes da câmara". E denunciei o facto de a lei, ao aparecer no Diário da República (Lei 46/2005 de 29 de agosto), falar em "presidentes de câmara"... Sobre a diferença entre a preposição "de" com ou sem o artigo definido "a" disse, então, o que tinha a dizer e é assunto que agora apaixona os partidos (ontem, choveram declarações). Mas, hoje, quero lembrar aquele meu patrício luandense que prendeu um gatuno. Quando este estava a ser levado pela polícia, o meu patrício insurgiu-se: "O gatuno é meu!" Belém não diga que "detetou" no Diário "da" República o que pescou aqui no Diário "de" Notícias. Obrigado.
Diário de Notícias, 23-02-2013

Sem comentários: