domingo, 3 de março de 2013

Imprensa internacional destaca protestos em Lisboa


As manifestações deste sábado, em dezenas de cidades portuguesas, mereceram destaque na imprensa internacional, que se refere às formas de protesto usadas recentemente no país contra as medidas de austeridade. O diário El País é um dos jornais que mais destaque dá aos protestos, com o assunto a dominar a edição "online", cerca das 19.30, hora de Madrid (18.30 horas em Lisboa).
"El Pais", de Espanha
"Centenas de milhares de portugueses saem à rua contra os cortes. Uma massa humana percorre Lisboa, convocada pelo movimento 'Que se lixe a Troika'", refere o jornal, recordando que o protesto coincide com a presença no país de representantes do FMI, do BCE e Comissão Europeia.
O facto de os protestos visarem tanto o Governo português como os representantes da "troika" é também um dos elementos destacados, na cobertura que o Wall Street Journal está a dar ao protesto.
"Milhares de pessoas saíram hoje às ruas de cidades portuguesas, para pressionar o Governo a parar as medidas de austeridade que ajudaram a prolongar uma recessão que está já no seu terceiro ano, e a empurrar o desemprego para níveis quase recorde", escreve o jornal.
Vários órgãos de comunicação norte-americanos publicam despachos de agências sobre a manifestação, incluindo um da Associated Press, que refere que "uma canção revolucionária portuguesa de há 40 anos está a perseguir o Governo do país resgatado".
"Washington Post", dos EUA
O Washington Post, por exemplo, refere algumas das formas de protesto usadas recentemente pelos portugueses, que demonstram o seu descontentamento "cantando alto em eventos públicos para calar governantes, e usando o número de contribuinte do primeiro-ministro em faturas, para aumentar a sua declaração de impostos".
O Nouvel Observateur também destaca as "grandes manifestações contra a austeridade em Portugal", com o suíço RTS a optar pelo título "grande matéria humana", para descrever a adesão aos protestos de hoje.
O movimento "Que se lixe a 'troika'" convocou para hoje manifestações em mais de 40 cidades, em Portugal e no estrangeiro para pedir o fim das políticas de austeridade.
Com o lema "Que se lixe a 'troika', o povo é quem mais ordena", a manifestação hoje convocada para dezenas de cidades portuguesas e algumas estrangeiras, que conta com o apoio da CGTP, coincide com a presença da delegação da 'troika' (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), em Lisboa, para fazer a sétima avaliação do memorando de entendimento.
As manifestações foram antecedidas por diversos protestos que ocorreram nas últimas semanas, junto de governantes, quase sempre ao som de "Grândola, Vila Morena".
Jornal de Notícias, 3-02-2013

Sem comentários: