segunda-feira, 25 de março de 2013

Política nos tribunais

Correio da ManhãCorreio da Justiça

Frequentemente, são os tribunais acusados de intromissão na política.
Por: Rui Cardoso, Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público
Acusação injusta, pois são os próprios políticos que, pela sua acção ou inacção, obrigam os tribunais a resolver os problemas políticos que eles criam e não resolvem.
Exemplo antigo, mas usual, é o refúgio desses políticos no processo penal e no princípio de presunção de inocência que este consagra, pretendendo reconduzir a este âmbito toda a sua responsabilidade, mesmo a puramente política.
Uma verdadeira presunção de inocência política fundada na presunção de inocência penal com que querem afastar qualquer sancionamento político enquanto não estiver determinada definitivamente a sua responsabilidade penal. Exemplo recente é o da limitação dos mandatos dos presidentes de Câmara.
Não podendo os tempos da justiça ser tão rápidos quanto os da política, isto transfere para o plano judicial um debate apressado que deveria existir no campo político.

1 comentário:

Manuel de Castro disse...

O judiciário deve pronunciar-se apenas por sentenças/acórdãos e por despachos. Tudo o que vá além disso, como sejam entrevistas e artigos na comunicação social, neste momento só serve para agravar a ideia negativa que os portugueses têm da justiça.