sábado, 20 de abril de 2013

Polícia prende segundo suspeito de atentado de Boston


por A.C.M., A.M. e R.S.F

Uma ambulância deixa o local pouco depois de ser capturado o segundo suspeito do atentadoFotografia © Reuters
O segundo suspeito do ataque à bomba de segunda-feira na maratona de Boston foi detido com vida esta madrugada. A captura foi anunciada pela polícia de Boston com uma mensagem no Twitter dizendo "Capturado!!!" e recebida com aplausos pela população que saiu às ruas.
O suspeito estava escondido no interior de uma embarcação quando foi capturado pela polícia. Estava "vivo e consciente", segundo informações oficiais, mas a necessitar de apoio médico.
Dzhokar Tsarnaev foi levado do local de ambulância. À passagem das viaturas policiais ouviram-se aplausos e gritos de alegria das pessoas que permaneciam junto do perímetro de segurança.
Anteriormente, a polícia conseguira cercar o suspeito, mas estava a proceder com extrema precaução, temendo que Dzhokar Tsarnaev estivesse a usar um colete armadilhado. Mas, como notaram alguns comentadores nas televisões americanas, este estava encurralado e sem hipóteses de fuga.
Antes da sua captura, a polícia estaria a incitá-lo a render-se, "sem mais resistência" e nos seus próprios termos, com mensagens feitas através de megafones.
A operação de captura iniciou-se quando o suspeito foi detetado na área de Franklin Street, em Watertown. Pouco depois, os moradores disseram a vários media que o suspeito estaria coberto de sangue. Uma informação fornecida, segundo os moradores, por agentes que estão a participar na operação.
A informação de que se tratava do segundo suspeito foi confirmada pelo 'mayor' de Boston ao canal de TV WBZ: "Um homem que se acredita ser o suspeito está cercado pela polícia no interior de um barco nas traseiras de uma casa de Watertown". Pouco depois do início da operação, os moradores da Franklin Street, em Watertown, descreviam o cenário como sendo um verdadeiro pandemónio, segundo o Boston Globe. A AP avançava que veículos militares e de emergência atravessavam a cidade de Watertown, convergindo para o local onde viria a ser detido Dzhokar Tsarnaev.
Diário de Notícias, 20-4-2013

Sem comentários: