quarta-feira, 3 de abril de 2013

POMBAL: Associação tem apoio psicológico para filhos vítimas de violência doméstica


por lusa, publicado por Ana Pombo
A Associação de Pais e Educadores para a Infância de Pombal (APEPI) está a promover o acompanhamento psicológico a crianças e adolescentes filhos de mulheres vítimas de violência doméstica, disse hoje a presidente da instituição.
A avaliação, acompanhamento e tratamento vão prolongar-se até ao final do ano, "junto daqueles que, afinal, são vítimas diretas e indiretas de violência", sublinhou Teresa Silva, presidente da APEPI, explicando que o impacto no rendimento escolar e a gestão emocional são problemas comuns identificados nas crianças e nos adolescentes.
A ação insere-se num projeto mais vasto intitulado de "Núcleo de Sonhos", uma intervenção financiada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, ao abrigo do Programa Operacional do Potencial Humano, e que pretende autonomizar vítimas de violência doméstica e beneficiários do Rendimento Social de Inserção.
"Com este projeto pretendemos promover práticas igualitárias e a intolerância a relações de intimidade violentas" através da "prevenção das violências de género, doméstica e de namoro", salientou Teresa Silva.
A responsável frisou que as ações estendem-se "a menores em risco que estão sinalizados, às próprias mulheres vítimas de violência doméstica, mas também a técnicos" que trabalham nesta área.
Diário de Notícias, 03-04-2013

Sem comentários: