quarta-feira, 19 de junho de 2013

MARCELO REBELO DE SOUSA: Portugal de hoje faz lembrar a "ressaca do PREC"

por Lusa, publicado por Ana Meireles

O ex-líder do PSD Marcelo Rebelo de Sousa disse hoje, numa conferência em Lisboa, que Portugal está a viver um período que faz lembrar a "ressaca do PREC" (Período Revolucionário Em Curso).
"Portugal está a viver um período, apesar de tudo num contexto melhor, mas está a viver, do ponto de vista sociopolítico um período que me faz lembrar, de repente, a ressaca do PREC", afirmou.
Marcelo Rebelo de Sousa falava durante um almoço-conferência, organizado pelo American Club of Lisbon e onde proferiu um discurso sob o tema "EUA, Europa e Portugal - Trinta Anos Depois".
Afirmando que desde 2005 Portugal tem uma composição parlamentar com "um peso que não é usual nas democracias europeias da esquerda radical", o professor catedrático disse que se se somar "a essa esquerda uma fração do Partido Socialista, pequena que seja, temos uma realidade que faz lembrar a divisão na altura doutrinária e ideológica da ressaca da revolução".
O também comentador político mostrou-se ainda preocupado com o envelhecimento do país e citou um livro sobre a evolução demográfica portuguesa para dizer que em 2030, "mesmo no cenário mais favorável, seremos um país profundamente envelhecido".
"Os de mais de 65 anos serão muito mais do que os jovens, serão mesmo o dobro, a tender para o triplo, de uma fatia da juventude quando a situação em 1981 era exatamente a oposta", frisou.
"É certo que há um dinamismo e há novas formas de utilização dos sistemas sociais e de vivência ativa por parte desse país mais idoso, mas não há a convicção na opinião pública do que é o país daqui por poucos anos e das consequências que isso tem na saúde dos portugueses, na Segurança Social, na vida económica e financeira e no sistema educativo", sublinhou o social-democrata.
Quanto às relações entre Portugal e os Estados Unidos, Marcelo Rebelo de Sousa, membro do American Club, disse que são "muito positivas".
"Houve um avanço positivo e muito significativo nas relações com os Estados Unidos", afirmou.
Referindo-se à questão da Base das Lajes, que classificou como "pequeno problema a resolver", o professor disse que "não tem minimamente afetado" as relações entre os dois países.
Perante dezenas de membros do American Club of Lisbon, Marcelo Rebelo de Sousa defendeu ainda que "há apenas uma superpotência, que são os Estados Unidos".
No final, e respondendo a perguntas da audiência sobre os mais variados temas, o comentador político referiu-se à decisão do Tribunal Constitucional (TC) sobre a reposição do subsídio de férias, dizendo que foi "obviamente uma decisão política".
"Há aqui um equívoco que tem de ser resolvido: que é as pessoas olharem para o TC convencidos de que é um tribunal como os outros. Não é. É um tribunal político. Dois  terços dos membros são eleitos por dois terços dos deputados", disse.
Questionado sobre uma hipotética saída de Portugal do euro, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que seria uma "decisão irresponsável".
"As modas recorrentes da ideia da saída do euro são modas perigosíssimas. As pessoas não imaginam o que seria, com o grau de integração que temos económica, financeira e social com a Europa, uma decisão de saída do euro", afirmou o professor.
Diário de Notícias, 19 de Junho de 2013

Sem comentários: