quinta-feira, 1 de agosto de 2013

FAMOSOS REVOLTAM-SE NA CADEIA

GUARDAS PRISIONAIS EM GREVE
Vale e Azevedo impedido de fazer teatro. Carlos Cruz entre os VIP que quiseram travar fecho de celas. Isattino fica sem charutos e tenta deixar de fumar
Guardas prisionais em greve temem pela segurança na Carregueira • Reclusos VIP zangados tentaram impedir fecho de celas
VALE E AZEVEDO IMPEDIDO DE FAZER TEATRO
Miguel Gonçalves
A prisão da Carregueira está um barril de pólvora.
Por causa da greve, não há tabaco, nem visitas. Vale e Azevedo não pôde estrear uma peça de teatro. Alguns VIP, zangados, tentaram impedir fecho de celas.
“É um ambiente de cortar à faca. Tememos pela nossa segurança”. Quem o afirmou, ontem, ao JN, foi uma fonte da guarda prisional, que teme uma “revolução de presos, a todo o instante”, na cadeia da Carregueira, Sintra.
“Até os famosos da ala A (Carlos Cruz, Isaltino Morais, Vale e Azevedo, Jorge Ritto, Ferreira Diniz, Manuel Abrantes, Carlos Silvino), se revoltaram, na passada sexta-feira, e tentaram impedir o fecho das celas.
Carlos Cruz terá agarrado as grades com as duas mãos, tal como outros VIP, exigiu explicações sobre as razões de o Ministério da Justiça ter dito que tinham direito a visitas e isso não estar a acontecer, disse a nossa fonte.
Vale e Azevedo é um dos presos mais afetados com a greve, que se prolonga até dia 11. Enquanto genericamente todos se queixam da falta de tabaco, comidas e bebidas nas máquinas, ausência de visitas e correspondência, problemas com telefonemas, consultas e roupa lavada, o antigo presidente do Benfica tem mais uma queixa: viu-se impedido de apresentar, no dia 25, a peça de teatro “Entretanto”, que seria exibida no polivalente da cadeia, para uma plateia de reclusos, guardas, diretores e colaboradores da Carregueira.
O ex-líder benfiquista o único dos famosos com direito a cela privativa com vista para a rua goza de um estatuto especial entre reclusos. “Dez dias após ter aqui entrado, foi logo convidado a entregar a taça do final do campeonato interno de futebol e foi aplaudido”, diz fonte prisional, acrescentando que “Vale e Azevedo é muito solicitado e disponível, ao contrário de outros VIP que fazem zero dia após dia”. “Veja-se quando fez de sacristão a ajudar à missa ou quando escreve cartas para ajudar presos a resolver problemas”, refere a nossa fonte, garantindo que o ex-presidente do Benfica “tem muitos admiradores na cadeia, que estão em dívida para com ele”.
Recorde-se que o Sindicato Independente do Corpo da Guarda Prisional (SICGP) decretou 20 dias de greve como forma de protesto contra o novo estatuto da guarda prisional, que “apenas privilegia a ascensão na carreira dos chefes de serviço, que passam a comissário, em detrimento dos guardas”, acusa Júlio Rebelo, líder do SICGP.
A VIDA DOS RECLUSOS FAMOSOS DA ALA A
ISALTINO MORAIS
0 antigo presidente da Câmara de Oeiras e ex-ministro do Governo de Durão Barroso perdeu a sua imagem de marca ao entrar na prisão da Carregueira. Isaltino Morais não mais fumou os seus famosos charutos de marca e caros, porque deixou de os receber.
E, neste momento, terá mesmo abandonado o vicio do fumo. “É uma das coisas boas que tem a greve. Ajuda a melhorar a saúde dos reclusos”, ironizou, ao JN, fonte do Sindicato Independente do Corpo da Guarda Prisional.
CARLOS CRUZ
O antigo apresentador de televisão é, segundo o relato de fontes prisionais, o recluso VIP mais abatido. “O Carlos Cruz anda psicologicamente muito em baixo, triste”, garante a nossa fonte, revelando que o “senhor televisão”, fora do período de greve, liga habitualmente duas vezes por dia à filha. “Só o vi diferente no dia 26, quando meteu as mãos às grades, tentando impedir o fecho da cela, a exigir explicações sobre a razão de não ter direito a visitas”, refere outra fonte.
JORGE RITTO FERREIRA DINIZ
O antigo embaixador Jorge Ritto e o ex-médico das crianças da Casa Pia, Ferreira Diniz, são, segundo testemunhos recolhidos pelo JN, os dois famosos que melhor se terão ambientado à vida na cadeia. “Fizeram logo amizades com outros reclusos, de quem se aproximaram e convivem regular e fraternalmente”, explicá uma fonte prisional, acrescentando que, “há dias, um amigo destes famosos ter-se-á pegado com outro alegadamente por ciumeira por causa da partilha de amizade”.

Diário Notícias, 1 de Agosto de 2013

Sem comentários: