sábado, 10 de agosto de 2013

FUNERAL DO ESCRITOR

Longo aplauso na despedida a Urbano Tavares Rodrigues
por Lusa, publicado por Ricardo Simões Ferreira

 (ATUALIZADA) Algumas dezenas de pessoas, entre cidadãos anónimos, políticos e figuras públicas, despediram-se hoje, em Lisboa, com um longo aplauso, do escritor Urbano Tavares Rodrigues, que morreu na sexta-feira, aos 89 anos.
O funeral saiu da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa, com a urna do escritor coberta com a bandeira do Partido Comunista Português, do qual era militante.
Entre os que assistiram ao início do cortejo fúnebre estiveram a coordenadora do Bloco de Esquerda Catarina Martins, o escritor João de Melo, a deputada socialista Inês Medeiros, o fadista Carlos do Carmo, a vereadora da Câmara Municipal de Lisboa Helena Roseta, a escritora Dulce Maria Cardoso, o músico Vitorino e o jornalista e escritor Miguel Urbano Rodrigues, irmão do autor.
O funeral seguiu para o cemitério do alto de São João, em Lisboa.
O escritor Mário de Carvalho, o historiador Fernando Rosas e o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, estiveram no final da cerimónia, na qual foram dadas vivas à República.
Em declarações aos jornalistas, Jerónimo de Sousa sublinhou a "luta antifascista" de Urbano Tavares Rodrigues, um "grande intelectual" que "esteve sempre do lado dos que mais sofriam".
O político lamentou que personalidades como o autor de "Os insubmissos" e "Uma pedrada no charco" "não tenham sido valorizadas em vida".
"Honrou a sua condição de militante e manteve o seu ideal até à morte", afirmou Jerónimo de Sousa.
Diário de Notícias, 10 de Agosto 2013


Sem comentários: