quarta-feira, 31 de julho de 2013

Assembleia da República - Julgados de paz

Mestrado em Criminologia - ISMAI


Mestrado em Criminologia
Instituto Superior da Maia (ISMAI), anos lectivos 2013-2014-2015 (1.º semestre)
Foi acreditado pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior (A3es) o curso de Mestrado em Criminologia (Justiça Penal e Criminologia), com a duração de três semestres, sendo os dois primeiros curriculares e o terceiro para elaboração da dissertação.
A 1.º edição do curso de Mestrado em Criminologia inicia-se no 1.º semestre do ano lectivo 2013-2014, e os candidatos licenciados antes do Processo de Bolonha em Criminologia ou especialidade afim, com currículo adequado e 5 anos de experiência profissional (incluindo estágios e formação profissional) podem ver creditada, total ou parcialmente, a componente curricular do mestrado.
A candidatura deve ser acompanhada de certidão de licenciatura com menção da média e as classificações discriminadas das disciplinas ou unidades curriculares e pelo curriculum vitae detalhado.
A dissertação pode ser substituída pela apresentação, naquele mesmo semestre, do currículo e de um relatório crítico, com orientação, sobre um tema relacionado com a especialidade do mestrado que será alvo de discussão em provas públicas perante um júri composto por dois membros, mais o orientador.
As inscrições decorrem até 19 de Agosto (1.º fase) e 4 de Setembro (2.ª fase), o resultado do processo de selecção é publicado até 10 de Setembro.

Coordenador: Doutor Lotário Vilaboy Lois, llois@ismai.pt
Duração: 3 semestres
Horário: pós-laboral (sujeito a eventuais alterações)
Área Científica predominante do ciclo de estudos do presente Mestrado é o de Direito
Homologação do Mestrado: Aviso n.º 819/2013 D.R., 2ª série - n.º 12, de 17 de janeiro.

Fundamentos e Objetivos
Este Mestrado pretende, globalmente, dar continuidade à formação do 1.º Ciclo com uma formação avançada e que confira as competências necessárias e suficientes a uma integração profissional plena no âmbito da especialidade, no mercado do trabalho. As diferentes unidades curriculares, lecionadas por doutorados e especialistas na matéria, proporcionarão os conhecimentos essenciais sobre diferentes temas, que propiciarão a formação investigacional e profissional do criminólogo.
O programa de mestrado visa, por um lado, aprofundar as matérias da Criminologia e do Sistema de Justiça Penal, contribuindo para completar a formação académica e profissional dos destinatários e um melhor conhecimento daquelas duas áreas e respetiva interseção.
No quadro dos conteúdos programáticos teóricos incluídos no programa deste Mestrado, analisar-se-ão os aspetos referentes à criminologia e ao Sistema de Justiça Penal, bem como á metodologia de investigação cientifica, em geral e especifica em criminologia, assim como os procedentes de outras disciplinas que permitem o acesso à formação aprofundada em Criminologia.
Creditação
Os detentores de Licenciaturas obtidas antes do Processo de Bolonha poderão obter creditação da parte curricular do mestrado, se tiverem 5 anos de experiência no exercício profissional adequado, e poderão apresentar relatório profissional crítico e currículo em vez da dissertação académica, conforme decidido pelo Conselho Científico. Os detentores de Licenciaturas de ciclos de estudos anteriores poderão obter creditações, tendo em conta o disposto no Art. 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, republicado no Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de junho, que permite a creditação no 2.º Ciclo de Estudos de competências adquiridas e unidades curriculares realizadas em Ciclos de Estudos anteriores.

Destinatários: Licenciados em  Criminologia, Direito, Filosofia, Psicologia, Sociologia, Solicitadoria ou áreas afins, ou equivalente legal.

Plano de Estudos
1º semestre
ECTS
Desvio, Crime, Controlo e Mudança
8
Epistemologia e Metodologia da Investigação
3
Método e Técnicas de Investigação Criminológica
6
Vitimologia
4
Sistema de Justiça Penal I
5
Política Criminal e Segurança
4
2º semestre

Direitos Fundamentais
2.5
Tópicos Avançados de Ética e Deontologia
3
Tópicos de Estudos Avançados em Criminologia
9
Justiça Restaurativa e Mediação Penal
2.5
Sistema de Justiça Penal II
10
Orientação da Dissertação I
3
3º semestre

Orientação de Dissertação II
5
Dissertação
25